Dia Mundial da Marioneta

Há 20 anos que se celebra o Dia Mundial da Marioneta por todo o mundo.
Anualmente, a União Internacional da Marioneta propõe um tema e museus, teatros, marionetistas, festejam a 21 de março. Em 2023, “O apelo da floresta” é o mote para o dia.

Este ano, no Museu da Marioneta, a entrada é livre durante todo o dia. Durante a manhã, haverá uma oficina para escolas onde serão recriados os génios da floresta – pequenas criaturas que fazem parte do ritual Sogobò, praticado no Mali, através do qual diferentes comunidades se relacionam com a Natureza.

À tarde, uma visita orientada gratuita à exposição permanente dá a conhecer o universo fascinante das marionetas, em diferentes países, ao longo dos tempos.

Mais informações:

Génios da floresta

Oficina (apenas para escolas)
21 de março, 10h

Num mundo cada vez mais globalizado, ruidoso e onde não há tempo para nada, queremos acalmar e desfrutar da natureza. Ouvimos o apelo e rumamos à floresta onde vivem génios e seres sobrenaturais. Como serão, onde vivem? Conseguiremos vê-los?

Neste dia, vamos criar seres geniais como tu!

À descoberta das marionetas

Visita orientada à exposição permanente
21 de março 15h30
Formulário de inscrição.

Celebra-se o dia com quem queira vir até ao Museu conhecer melhor este universo tão fascinante numa visita orientada pela equipa de Serviço Educativo do Museu.

O que é uma marioneta? Quais as suas manifestações culturais? Onde a podemos encontrar? À descoberta das marionetas é uma visita orientada entre o Oriente e o Ocidente, passando por várias partes do mundo ligadas ao teatro de marionetas. Nesta visita, vamos conhecer a importância, a intemporalidade e os diferentes tipos de marionetas, através das suas diversas funções e manifestações culturais.