MÉTODO NEGRO Formação de Javier Martín

Masterclass sobre as texturas e movimento do ‘método negro’. Para todos os interessados ​​pelo mundo artístico ou que desejem investigar processos criativos. Maiores de 16 anos.

Ver ainda espectáculo

Se convoca a 10-15 personas para sesión de trabajo de 4 horas seguidas. La intención es la de situar en los  cuerpos  los  contenidos  que  conforman  las texturas  de  movimiento  de  ‘método  negro’. Desarrollando  una  deriva  investigadora  en comunidad,  en  un  cuerpo  ampliado  o  ácrata.  Se trata  de  permitir  la  inferencia  y  la  crítica, enriqueciendo la coreografía en la coemergencia del fenómeno, y compartir conocimiento. Una práctica en código abierto.

Están  convocados  todos  aquellos  interesados  en  el mundo  del  arte  o  que  quieran  investigar  en  los procesos  creativos  (mayores  de  16  años).  Para apuntarse han de enviar un correo electrónico con su CV y unas líneas de motivación.

“Se  dice  que  un  sistema  es  complejo  cuando  la interacción  entre  los  elementos  que  lo  conforman genera  nuevas  propiedades  que  no  tenía originalmente,  involucrando  el  conocimiento  de  los subsistemas  en  una  perspectiva  integral transdisciplinar.”

Javier Martín
(A Coruña, España) Coreógrafo, performer e pesquisador. O seu trabalho se centra em torno da investigação das artes do movimento e baseia-se no rigor da improvisação como principal método de criação e linguagem cénica. Desde o seu início profisional no 2005, estreou mais de trinta peças da sua criação como ‘método negro’, ‘la exforma’, ‘control’, ‘symptoma’ em colaboração com o músico russo ruso Oleg Karavaichuk, ‘oximórica’… na España, França, Russia, Portugal, México, Guatemala, Uruguay e Ucrânia. Teve a sua formação académica em ciências (química, especializado em mecânica quântica) e com um interesse especial em filosofia, o seu trabalho como criador é também um processo de investigação de cariz epistemológico. Em paralelo à criação de espetáculos, intervém na criação de contextos, desenvolvendo iniciativas como a ativação e coordenação de grupos de investigação, a celebração de conferencias performativas, seminários… e outras atividades em que colabora com profissionais de diversas disciplinas.
Nos últimos anos, foi artista residente em locais como L’animal a l’esquena, Girona; EIRA, Lisboa; Kannon Dance House, San Petersburgo; Centro de Danza Canal, Madrid; MUN, Museo Universidad de Navarra ou o Teatro Colón em A Coruña. Seus últimos projectos foram apresentados em Teatro Solís, Montevideo; UNAM, Museo del Chopo, México; Teatro Alexandrinsky, San Petersburgo; GogolFest, Kiev; CCCB, Barcelona; Theatro Circo, Braga; Centre Pompidou, Málaga; Museu Reina Sofía, Madrid; Universidad Sorbonne Nouvelle, París; entre outros teatros e centros de arte. Colaborou com artistas de diversas disciplinas, como o músico Oleg Karavaichuk no projecto symptoma, ou o fotógrafo e cineasta Tono Mejuto na peça de cine-danza Qviasma. Em 2017 o MUN publicou Javier Martín. Cuaderno de creación, primeiro catálogo monográfico sobre o seu trabalho artístico. Em 2018 estreou método negro, uma peça cênica entre a performance, a instalação, a dança, la ação e os processos de investigação.