Oficinas

Vamos pensar teatro? Oficina performativa

Fazer um espetáculo de marionetas implica conhecimentos diversos. Por onde se começa? Porquê usar uma marioneta para contar uma história? Que tipo de marioneta vamos fazer – de luva ou de sombra – que técnica vamos escolher?

Nesta oficina, vamos imaginar que somos uma companhia de teatro, que tem de conceber um espetáculo. A partir de textos e de desenhos vamos construir as marionetas, imaginar a história, preparar a narrativa, o cenário, os sons e a envolvência, ensaiar e apresentar o espetáculo. Os participantes vão ser os criadores da marioneta “inanimada”, vão dar-lhe vida e torná-la um personagem com alma, vão decidir da técnica de manipulação, do texto, dos cenários e da apresentação final.

Muito se experimenta e aprende com o desafio de trabalhar em equipa para conceber um espetáculo em duas horas, descobrindo o potencial criativo de cada um e de todos.

Inclui visita ao Museu