Marionetas de Sombra de Java

Wayang Kulit

As marionetas de sombra de Java são feitas a partir de pele de búfalo, limpa e amaciada em sucessivas etapas de tratamento, recortadas conforme a iconografia da personagem representada e cuja superfície translúcida é coberta com rica ornamentação pintada a cores feitas de pigmentos naturais e sublinhada a folha de ouro.
A pintura das marionetas é ainda acentuada pelo recorte da pele segundo uma variedade de padrões e de uma delicadeza a lembrar o trabalho da renda.

Cada uma das marionetas é manipulada com as mãos graças a um suporte feito em madeira ou a partir do entalhe de chifre de búfalo, material que adquire à luz uma bela transparência, à semelhança da pele colorida e decorada das marionetas.
A tradição do Wayang Kulit, designação pela qual a arte das marionetas de sombra é conhecida em Java e na Malásia (Kedah e Kelantan) foi, e no caso da ilha de Java ainda é, uma das manifestações maiores das suas culturas. A sua presença no quotidiano das cortes está devidamente documentada por inscrições datadas do séc. IX.

A figura daquele que manipula e dá vida e voz às marionetas de sombra, o Dalang, encontra-se investida de um poder mágico e espiritual, sendo parte importante dos rituais das cortes de Cirebon, na costa norte de Java e nos principados do centro, de Solo e Jogya e ainda nos ritos de passagem, nos casamentos, cerimónias de circuncisão do quotidiano das famílias.
As marionetas de sombra, para além do seu papel ritual e sagrado, permitem ainda identificar os comportamentos, indicando às suas audiências quais os que são próprios dos heróis e dos deuses e aqueles que são socialmente reprovados.

À semelhança do que acontece com as artes do sudeste asiático, o repertório do Wayang Kulit inspira-se nos nos épicos indianos Ramayana e Mahabharata, nos seus heróis e muitas aventuras. Rama, Sita e o macaco Hanuman do Ramayana, Bima e Arjuna do Mahabharata, são particularmente apreciados.

Ler Mais

Filtrar Colecções

Anantareja ou Antareja – Col. Francisco Capelo

Autor:
Java
País:
Indonésia
Técnica de manipulação:
Sombra
Material de construção:
Pêle de búfalo, osso, fio de algodão e pigmentos
Nr de inventário:
MMD2075

Bambang – Col. Francisco Capelo

Autor:
Java
País:
Indonésia
Técnica de manipulação:
Sombra
Material de construção:
Pêle de búfalo, osso, fio de bambú e pigmentos
Nr de inventário:
MMD2093

Batara Gurumurti ou Siwa Berrawa – Col. Francisco Capelo

Autor:
Java
País:
Indonésia
Técnica de manipulação:
Sombra
Material de construção:
Pêle de búfalo, madeira, osso, fio de bambú e pigmentos
Dimensões:
1.0 (Altura)
Nr de inventário:
MMD2068

Bathara Bayu – Col. Francisco Capelo

Autor:
Java
País:
Indonésia
Técnica de manipulação:
Sombra
Material de construção:
Pêle de búfalo, osso, fio de algodão e pigmentos
Dimensões:
1.0 (Largura)
Nr de inventário:
MMD2074

Betaraguru – Col. Francisco Capelo

Autor:
Java
País:
Indonésia
Técnica de manipulação:
Sombra
Material de construção:
Pele de búfalo, madeira, fio de bambú e pigmentos
Nr de inventário:
MMD2089

Bragalba – Col. Francisco Capelo

Autor:
Java
País:
Indonésia
Técnica de manipulação:
Sombra
Material de construção:
Pêle de búfalo, osso, fio de bambú e pigmentos
Nr de inventário:
MMD2069

Brahala – Col. Francisco Capelo

Autor:
Java
País:
Indonésia
Técnica de manipulação:
Sombra
Material de construção:
Pele de animal, pigmentos e osso
Dimensões:
1.0 (Altura)
Nr de inventário:
MMD2029

Cavalo – Col. Francisco Capelo

Autor:
Java
País:
Indonésia
Técnica de manipulação:
Sombra
Material de construção:
Pêle de búfalo, osso, fio de algodão e pigmentos
Nr de inventário:
MMD2060

Criança – Col. Francisco Capelo

Autor:
Java
País:
Indonésia
Técnica de manipulação:
Sombra
Material de construção:
Madeira e pigmentos.
Nr de inventário:
MMD2143

Gandamana – Col. Francisco Capelo

Autor:
Java
País:
Indonésia
Técnica de manipulação:
Sombra
Material de construção:
Pele de búfalo, osso, fio de algodão e pigmentos
Nr de inventário:
MMD2076

Garuda – Col. Francisco Capelo

Autor:
Java
País:
Indonésia
Técnica de manipulação:
Sombra
Material de construção:
Pêle de búfalo, osso, bambú e pigmentos
Nr de inventário:
MMD2061

Gatotkaca – Col. Francisco Capelo

Autor:
Java
País:
Indonésia
Técnica de manipulação:
Sombra
Material de construção:
Pele de búfalo, osso, fio de algodão e pigmentos
Nr de inventário:
MMD2084