Japão

Surgido no século XIV, o teatro Nô foi directamente influenciado pelos princípios do budismo Zen: simplicidade, contrição, discrição. Nô significa, literalmente, talento.

É o actor principal – shite – que usa as máscaras das diversas personagens: homens ou mulheres, guerreiros ou deuses, demónios ou animais. As suas capacidades performativas obedecem a regras precisas de recitação, dança, mímica e música, todas elas descritas nos textos Nô.

As máscaras indiciam a presença de deuses e são honradas em rituais antes de serem utilizadas. A expressão congelada que manifestam é aparente: na verdade, a sua construção obedece a normas precisas que garantem que, consoante a iluminação e perspectiva do observador, a máscara seja capaz de transmitir diferentes emoções. Através dos seus movimentos lentos, precisos e subtis, a função do actor é, precisamente, ajudar o público a descodificar o sentimento que a máscara pretende transmitir a cada momento, em função do texto que está a encenar.

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Máscara do Teatro Nô

País:
Japão
Material de construção:
Madeira
Dimensões:
22.0 x 13.0 x 6.0 (Altura x Largura x Profundidade)
Nr de inventário:
824

Máscara do Teatro Nô – Col. Francisco Capelo

País:
Japão
Material de construção:
Madeira e pigmentos
Nr de inventário:
MMD1953