A Marioneta no Cinema e na Televisão

A marioneta é um terreno de experimentação por excelência, e como tal, sempre esteve aberta a novos desafios. Na sétima arte, em particular no cinema de animação, as marionetas são também fonte para novas pesquisas. O teatro de marionetas esbate as suas fronteiras e incorpora novas tecnologias.

No cinema de animação, quando as marionetas são utilizadas como únicas, ou quase únicas, personagens dos filmes, a técnica de realização assenta na captura de imagens uma a uma ou stop motion.

Na exposição permanente do Museu, estão expostas as marionetas e adereços utilizados nos filmes A Suspeita, (realizado por José Miguel Ribeiro e produzido por Zepplin Filmes) e Desassossego (realizado por Lorenzo Degl’Innocenti  e produzido pela Sardinha em Lata e IB Cinema ).

Igualmente expostas estão as marionetas utilizadas em publicidade, produzidas para televisão, pela produtora MegaToons, de Paulo Cambrais e demostrando-se, por um lado, a similitude dos processos construtivos e, por outro, a diferença dos processos de animação e de filmagem, aqui com recurso ao denominado Chroma-Key.

Filtrar Colecções

Não foram encontrados artigos.